Grandes Coleções

Tragédia em Nova Friburgo e Região Serrana

Olá pessoal.

Como o Brasil todo, e muitos paises lá fora, já sabe, a Região Serrana do Rio de Janeiro foi completamente destruída. Na noite desta terça-feira (11/01/2011) para a madrugada de quarta-feira, a luz aqui na minha casa acabou por volta de 00:30 e não voltou mais. Resolvi ir dormir. Já na quarta-feira de manhã acordei e estava tudo engarrafado em frente a minha casa. Peguei minha moto e fui pra rua… Já perto da rodoviária da Ponte da Saudade eu precisei contornar pois não dava para passar nem de moto e nem a pé. Tive que pegar a minha motoca Mirage 650CC e ir pela rua de traz, onde acabei passando com ela completamente na lama, mais até aí tudo tranquilo. Logo mais na frente já consegui voltar para o asfalto, e foi aí que comecei a ver os estragos, mais ainda não tinha noção do que tinha acontecido na cidade.

Comecei a dar uma volta pelo centro da cidade e por onde eu olhava eu só via lama. Todas as ruas transversais à avenida era lama pura. Eu não cheguei a presenciar cenas fortes como do meu amigo Fábio do Viva o Linux (veja o depoimento dele aqui), mas as que eu vi realmente foram de impressionar pois nunca imaginei passar por uma situações dessas. Logo após uma volta pela cidade eu fui buscar minha namorada na casa dela.

Minha busca agora também era por gasolina para a moto, afinal já estava na reserva e os postos de gasolina estavam cheio de lama, além de não haver energia elétrica. Depois de uma enorme volta, peguei minha namorada e resolvemos vir embora pra minha casa, e então o desespero acabou ao encontrar um posto de gasolina em funcionamento, porém com uma fila enorme.

Depois de mais uma volta na cidade para ver os estragos mais de perto, vimos carros dentro dos rios, praças completamente destruidas, pontes altas com lama até a altura do seu corrimão, galhos de árvores em todas as estradas, prédios totalmente no chão, cachorro na rua completamente cheio de lama, pessoas na rua chorando para todo o lado, pessoas com mochilas nas costas e andando no meio dos carros, carros abandonados ou com defeito. São cenas que realmente lembram filmes de fim do mundo. Uma cidade onde por todo o lado existia o verde, neste dia existia apenas o marrom da lama. Resolvemos vir embora pra casa, e mesmo sem luz ficamos aqui.

Tudo ocorria “normal” ou aceitavél pelo menos aqui para o meu bairro, até que na sexta-feira surgiu uma coisa que abalou todos novamente. Era por volta de 10:30 da manhã, eu estava no meu quarto vendo televisão e começo a ouvir barulho na rua e então decidi ir ver o que era. Minha tia corria e gritava para todos correrem, pegarem as crianças a subir o morro pois a represa tinha arrebentado e a água vinha e ia matar todos. Na hora não paramos para pensar, simplesmente corremos. Eu simplesmente desci e fui lá pra fora, só que olhei pra minha moto e falei: vou voltar para pegar. Peguei a chave e coloquei a moto pra fora. Foi então que vi com calma realmente tudo que estava acontecendo. Em frente a minha casa existe um morro, e todos estava subindo este morro. Era carro, moto, pessoas, defesa civil, todos correndo igual um maluco para se salvar. Foi então que decidi fazer uma loucura: larguei a minha moto ligada la fora e entrei pagar pegar a alguns objetos importantes como: meu celular, câmera fotografica, e decidi também pentear o cabelo, escovar os dentes, colocar minha lente de contato, minha carteira (afinal dirigir sem carteira não da né) e minha namorada pegou algo pra gente comer. Só então que saimos e subimos o morro. Já lá em cima eu parei e pensei: Vou ver como esta o rio que passa atrás da minha casa. Não cheguei a ver, pois o vizinho já tinha visto. O rio estava normal, era tudo um boato, e aí mandamos todos descer. Tudo se normalizou. O engraçado foi que minutos antes deste acontecido, eu tinha visto na TV local que uma represa tinha arrebentado em outro bairro, porém ainda não estava confirmado. Na hora que gritaram simplesmente você sai correndo e se foda tudo.

Bom, isso aí foi tranquilo, porém vimos depois na televisão que este boato correu a cidade toda, e no centro da cidade foi uma enorme loucura (apareceu na Rede Record e no SBT). O mais engraçado é que as pessoas realmente na hora do desespero não pensa muito, simplesmente sai correndo. Digo isso pois viamos gente correndo em sentido contrário do rio. Se alguma represa arrebemtar, a água não vai subir o rio, só que ná hora as pessoas não pensam. Acho que as pessoas estavam esperando ondas gigantescas igual de filme, um tsunami que vem engolindo tudo que vê pela frente.

Hoje, a cidade ainda é cena de guerra, exército, marinha, bombeiros, policias, caminhões com doações, helicópteros… Tudo isso hoje é muito comum em nossa cidade, e com certeza nas cidades vizinhas como Teresópolis, Petrópolis e todas as outras que sofreram com as chuvas do dia 11/01/2011.

Bom, termino este relato sem fotos, mas criarei outro com algumas fotos para vocês verem como foi a situação. Digo também que graças a Deus todos da minha família estão bem, meus amigos (os que já tive contato) também estão bem. Alguns tiveram perdas materiais, mas felizmente nenhuma vida se perdeu.

Continuem doando, pois todos aqui da Região Serrana estão realmente precisando. Graças a Deus as pessoas neste sentido são muito solidárias e sabemos que o mundo inteiro esta doando. Infelizmente sempre há alguns engraçadinhos que tentam se beneficiar com a situação, mas Deus esta vendo e alguns já foram presos.

obrigado por tudo pessoal

abraço e fiquem com Deus, Thiago Motta Zappaterra



THIAGO MOTTA ZAPPATERRA

Atuo na área de desenvolvimento de sistemas desde o ano 2000, sou totalmente auto-didata e sempre gostei muito de ajudar os outros, de aprender e de passar um pouco da minha experiência. Mas com certeza ainda tenho muito que aprender. Eu gosto muito da frase: "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez" (Jean Cocteau), pois é realmente assim, desde o ano 2000, que eu conduzo a minha vida profissional.

Sou também um apaixonado e grande colecionador de bonequinhos, que é como o povo "trouxa" gosta de chamar. Ahhh que raiva rs.

A internet precisa ser divertida. Então vamos nos divertir criando projetos divertidos!



comments powered by Disqus